Como a Meditação pode ajudar na sua saúde mental!

      Comentários desativados em Como a Meditação pode ajudar na sua saúde mental!

Acabamos de passar por uma comoção mundial, onde 13 pessoas de um time de futebol, 12 meninos e um adulto (o treinador) ficaram presos em uma caverna por 2 semanas, quase sem alimentos e  água, após ficarem presos nessa caverna na Tailândia por causa de um forte temporal.

caverna-resgateHoje, felizmente, vimos que essa angústia e sofrimento chegou ao fim, com o término do resgate de todos, que estão em um bom estado de saúde metal, apesar das condições em que estavam.

Isso só foi possível porque o treinador, um rapaz de 25 anos, é um ex monge e ensinou meditação aos adoslescentes.

Se tiver curiosidade, aprenda meditar em 15 passos, clique nesse link.

Mas como a meditação pode cuidar da sua saúde metal?

Meditação, que vem em muitas variações, a cada dia que passa tem sido reconhecida como uma ferramenta para dominar a mente e lidar com o estresse.

E nesse episódio dos meninos presos na caverna da Tailândia ganhou um destaque maior.

A ciência está validando cada vez mais essas afirmações, especialmente para depressão,

saude-mental-meditacao

esquizofrenia, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

E com certeza esse episódio da Tailândia só confirma os benefícios que a meditação traz para a saúde metal, emocional e física.

Implicações da saúde mental

A meditação é especialmente benéfica para reduzir o estresse. Estudos mostram que também pode reduzir a depressão e a ansiedade e ajudar as pessoas a controlar a dor crônica.

No caso do time de futebol, a meditação serviu para vários aspectos, cuidar do emocional, ansiedade, equilíbrio, fome, sede e saúde metal.

Há efeitos colaterais ou contraindicações?

Não há efeitos colaterais ou contraindicações, mas a meditação pode ser mais difícil a prática para pessoas com ansiedade ou estresse.

E nesses casos são extremamente indicadas, já que irá tratar tudo isso!

O que posso dizer e afirmar é que respiração e relaxamento são bons para todos. A meditação pode beneficiar pessoas que têm problemas de saúde mental, bem como aqueles que não têm.

Eu como praticante de meditação, posso assinar com todas as letras que meditar é muito bom e traz muitos benefícios para a saúde!

Abaixo vou te dar dicas que aprendi com a meditação e podem te ajudar a encontrar o equilíbrio certo na sua vida!

equilibrio-mental

Sete coisas que você pode fazer pela sua saúde mental

  1. Ame-se sempre!

Seja gentil consigo mesmo, respeite-se e evite autocríticas. Tenha mais tempo para seus hobbies e projetos favoritos e amplie seus horizontes.

Coloque seu cérebro para funcionar, um exemplo disso é fazer um jogo de palavras cruzadas diário, plante um jardim, faça aulas de dança, aprenda a tocar um instrumento ou a se tornar fluente em outro idioma.

  1. Cuide do seu corpo:

Ao cuidar do seu corpo, com certeza você irá melhorar a sua saúde metal. E como você pode fazer isso: alimente-se bem, evite cigarros e bebidas alcoólicas, beba muita água, durma bem e pratique exercícios físicos.

  1. Cerque-se de pessoas do bem:

Pessoas com fortes conexões familiares ou sociais são geralmente mais saudáveis ​​do que aquelas que não possuem nada disso. Faça planos com familiares e amigos e busque atividades onde você possa conhecer novas pessoas, como um clube, academias, aulas de violão, aulas de idiomas etc.

  1. Dê a si mesmo:

Faça o bem, sem se importar a quem. Você se sentirá bem em fazer algo tangível para ajudar alguém em necessidade – e é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas.

  1. Aprenda a lidar com o estresse:

Goste ou não, o estresse é uma parte da vida. Pratique meditação.

Pratique exercícios, faça um passeio na natureza, brinque com seu animal de estimação ou experimente escrever um diário como redutor de estresse. Além disso, lembre-se de sorrir e ver o humor na vida. Pesquisas mostram que o riso pode impulsionar o sistema imunológico, aliviar a dor, relaxar o corpo e reduzir o estresse.

  1. Acalme a sua mente:

Tente meditar, ore ou reze, faça terapias. Exercícios de relaxamento e oração podem melhorar seu estado de espírito e sua visão da vida. De fato, pesquisas mostram que a meditação pode ajudá-lo a sentir-se calmo e a melhorar os efeitos da terapia.

  1. Definir metas realistas:

Decida o que você quer alcançar, profissionalmente e pessoalmente, e anote os passos que você precisa para realizar seus objetivos.

Siga um passo de cada vez, sem pular etapas. Você desfrutará de um tremendo senso de realização e auto-estima à medida que avança em direção ao seu objetivo.

buda-meditacao

Bom, o que tenho para falar com você é isso.

Essa foi uma reflexão que precisava escrever diante de um fato que ocorreu na Tailândia e comoveu o mundo todo.

Espero de coração que muitas pessoas tenham visto o valor que uma meditação tem para a vida!

Certamente quem medita é mais feliz! 😉

Gostou? Compartihe!

Greg